15 Dicas Sobre Passagem Aérea

Veja aqui 15 informações úteis e dicas sobre passagem aérea nacional ou internacional.

1- Tome muito cuidado ao comprar a passagem aérea pelo site da cia aérea. Muitas delas têm oferecido um seguro de viagem, que se o consumidor não prestar bastante atenção, paga por ele sem perceber. Desmarque a opção sim para comprar o seguro de viagem, a não ser que você realmente queira o seguro.

2- Todo cuidado é pouco ao informar o nome do passageiro. Por padrão, você deve colocar apenas o primeiro e o

último nome de quem vai viajar. Preste atenção para que nenhuma letra saia errada, porque isto pode causar problemas na hora do embarque. Saiba ainda que não é permitida a troca de nome do passageiro após a compra da passagem.

3- O bilhete aéreo de papel está praticamente sumindo do mercado. No seu lugar entrou o e-ticket, também conhecido por tíquete eletrônico, que nada mais é que a confirmação da compra, que você recebe no seu e-mail quando da compra da passagem aérea. Basta imprimi-lo e levá-lo no dia da viagem.

4- Quase todas as companhias aéreas oferecem a possibilidade de marcar o seu assento no voo, no momento da compra da passagem aérea. Fique atento a isso após a confirmação do pagamento, no site da companhia aérea. Caso não exista esta opção no site, basta ligar na central de atendimento da empresa, informar o código da reserva e solicitar a marcação do assento, conforme o seu desejo. Os assentos localizados em saída de emergência só poderão ser marcados no balcão de embarque do aeroporto.

5- A passagem aérea, em voo nacional, para a criança de colo de até 2 anos só pode custar até 10% da tarifa paga pelo adulto. Vale lembrar, porém, que esta não terá direito a assento no avião. Caso seja necessário, solicite um berço na cia aérea com antecedência ao dia da viagem.

6- Em caso de reembolso da passagem aérea, a companhia aérea tem o prazo máximo de 30 dias, a contar da data da solicitação, para lhe devolver o valor pago, descontado de eventuais taxas cobradas por ela, de acordo com a tarifa paga pelo passageiro.

7- Caso vá voar por uma empresa aérea que ofereça programa de fidelidade, cadastre-se no programa da empresa antes de comprar sua passagem pelo site, pois, este número será requisitado no momento da compra, para que as milhas ou créditos sejam computados após o voo. Se você já tiver cadastro, tenha a mão sempre o número anotado.

8- Jamais compre uma passagem aérea sem antes consultar as regras para o caso de troca de data ou horário, cancelamento ou mesmo pedido de reembolso. Quanto mais barata a tarifa paga, mais dinheiro você perderá caso seja necessário fazer alguma mudança na passagem.

9- Toda passagem aérea tem validade de 1 ano, a contar da data da sua emissão. Este prazo é útil no caso de você solicitar à cia aérea que deseja ficar com o crédito do bilhete não utilizado, para usar depois em uma nova viagem.

10- A companhia aérea tem o dever de informar o passageiro em tempo hábil, qualquer mudança no voo comprado e previamente agendado, tal como troca de horário, mudança de rota, cancelamento, etc.

11- Por via de regra, as melhores tarifas acabam sempre primeiro. Por isso, quem compra com antecedência normalmente paga menos. Promoções geralmente não acontecem na alta temporada, em períodos como férias escolares e feriados prolongados.

12- A taxa de embarque é obrigatória e nunca está inclusa no valor da tarifa informada pela companhia aérea. Ela será cobrada no momento da compra da passagem aérea no site da empresa. Estas taxas variam conforme a categoria do aeroporto de partida do voo, por lógica, os aeroportos melhor classificados têm taxas maiores.

13- Ao comprar passagem aérea em uma agência de viagem, verifique se esta não cobra uma taxa extra pelo serviço. Muitas agências de viagem têm adotado esta medida por causa da diminuição ou extinção da comissão paga pelas companhias aéreas. Mas atenção, não é a taxa de embarque, que esta é obrigatória mesmo.

14- Sempre que você não tiver bagagem para despachar, isto é, tiver apenas bagagem de mão, faça seu check-in pela internet, no site da companhia aérea. Você ganha tempo, não pega fila e segue direto para a sala de embarque do aeroporto. Mas atenção, lembre-se de imprimir o cartão de embarque e levá-lo consigo no dia da viagem. O check-in pela internet também pode ser feito por quem tem bagagem para despachar, porém, isso não impede que você tenha que pegar fila para despachar a bagagem.

15- As cias aéreas costumam oferecer tarifas diferentes para um mesmo voo. São as chamadas categorias de tarifas. Quem paga a tarifa mais cara tem algumas vantagens como embarque prioritário, pontuação maior no programa de fidelidade, não cobrança de taxas para troca de datas, horários, etc. Quem só compra tarifa promocional, deve se atentar para as taxas cobradas e as regras definidas pela companhia aérea, como por exemplo a não pontuação no programa de fidelidade da empresa.

580 comentários para “15 Dicas Sobre Passagem Aérea”

  1. pontoalto disse:

    Valéria, boa tarde!
    Toda e qualquer passagem aérea é pessoal e intransferível, não podendo ser utilizada por terceiros.
    O que você pode solicitar junto a companhia aérea é uma remarcação de bilhete que será cobrado para que o seu filho utilize essa passagem futuramente.

    Grata
    Luciane

  2. Ben disse:

    Estou estudando na NZ e comprei passagem aerea de ida e volta porem meu curso tera duracao de + de 1 ano. O que devo fazer com relacao o periodo de validade de minha passagem aerea de retorno ja que tenho lido que a validade e de 1 ano.

    Grato
    Ben

  3. pontoalto disse:

    Ben,
    Sugiro que você contate a companhia aérea pra ver se eles podem te ajudar, porém o prazo para o uso de bilhete geralmente é de 01 ano mesmo. Peça a eles pra verificar as condições de compra do bilhete, pois nessas condições é onde estarão implícitos os prazos para a reemissão do bilhete.
    Grata
    Luciane

  4. Lucas polezi disse:

    outra pessoa pode alterar a data de minha passagem , grato..

  5. Francinaldo disse:

    Valéria, boa tarde,

    Comprei as passagens para uma irmã minha, porém acrescentei ao sobre nome parte que tenho no meu nome e não consta ao nome dela, como farei para reparar o erro, a proposta da empresa é que eu solicite o estorno do bilhete e neste caso serei resarcido em apenas 40¢ do valor pago, tenho a neccessidade que ela esteja comigo no período que esta marcada a viagem, não quero transferência de bilhete apenas a correção do nome.

  6. pontoalto disse:

    Lucas, bom dia
    Para qualquer tipo de alteração envolvendo passagem aérea recomenda-se que o próprio titular efetue essa solicitação, pois a passagem é pessoal e intransferível.

    Grata
    Luciane

  7. pontoalto disse:

    Francinaldo,
    Infelizmente o erro de grafia ainda é comum em emissões aéreas, porém, se o nome da sua irmã não estiver correto como consta no passaporte ou no documento de identificação apresentado na data do embarque, ela não embarcará.
    Verifique junto a companhia aérea quais as regras do bilhete em caso de correção do nome do passageiro.

    Um abraço
    Luciane

  8. Carmen disse:

    Li que a taxa de embarque internacional em Guarulhos é R$ 67,00, porque as agencias de viagens cobram USS 120,00?

  9. pontoalto disse:

    Carmen,
    As agências de viagens não cobram do cliente, pois o valor da taxa de embarque é fixado pelo governo (ANAC) que cobram do cliente, para a utilização dos aeroportos. Essa taxa é variável de acordo com o aeroporto e o destino voado.

    Grata
    Luciane

  10. Rodrigo disse:

    Boa tarde,
    comprei uma passagem para mim no site da Tam, pelo cartão Tam fidelidade, e quando e recebi a mensagem da Tam confirmando a compra da minha passagem, verifiquei que o meu sobre nome estava errado no tiket de embarque, como devo proceder???? Obs:. O cadastro do cartão Tam fidelidade tambem esta com o meu sobrenome errado Minha viajem esta agendada para dia 28/02/2012.

  11. pontoalto disse:

    Rodrigo,
    Você deve entrar em contato com a TAM para corrigir no seu cartão de crédito o seu sobrenome, e quanto ao embarque, a grafia do nome e sobrenome de qualquer passageiro tem que estar correta, caso contrário o passageiro no não embarca.
    Sugiro que você entre em contato com o SAC da TAM pra tentar reverter a sua situação, embora a responsabilidade seja toda do passageiro em verificar se os seus dados cadastrais estejam corretos.
    Espero ter ajudado.

    Um abraço
    Luciane

  12. Luana disse:

    Bom dia

    comprei um bilhete de aviao da Alitalia,Marseille/Sao Paulo, so que nao poderei usa-la porque terei que ficar por aqui mais uns meses devido a um problema de familia. Gostaria de saber se existe a possibilidade de alterar o trajeto e usar esse bilhete pra um destino mais curto,pra eu e meu marido,aqui dentro da Europa mesmo. A data do bilhete é 15 de março de 2012, se nao for possivel alterar o trajeto qual o prazo para cancelamento?
    Grata desde ja.

  13. pontoalto disse:

    Luana,
    Todo e qualquer bilhete é pessoal e intransferível.
    Quando você comprou o bilhete, deve ter lido o regulamento em termos de cancelamento e remarcações de bilhetes aéreos que a Alitátlia divulga quando da compra de um bilhete aéreo.
    Nesse regulamento, diz qual o prazo e multa para cancelamento, remarcações e alterações.
    Espero ter ajudado!

    Um abraço
    Luciane

  14. Idayane disse:

    Olá tenho uma duviida . meu nome é Idayane Gonçalves soares , na hora de colocar o nome eles pediram o primeiro nome , e o ultimo sobrenome , entao coloquei Idayane Soares , esta correto nao e mesmo ?

  15. alexandre disse:

    ola comprei a passagem aerea ida e volta para a nz usei o meu bilhete deida e e gostaria de saber c posso pedir reembolso da minha passagen de voltaa? no e-ticket esta noendorsent/norefun tem jeito de brigar com elels?

  16. pontoalto disse:

    Idayane,
    Está correto sim, pode ficar tranquila.

    Grata
    Luciane

  17. pontoalto disse:

    Alexandre,
    Não é possível pedir reembolso somente de um trecho. O que você pode fazer é tentar utilizar esse trecho em uma outra viagem para a Nova Zelandia.

    Luciane

  18. marilia disse:

    Comprei uma passagem aerea Rio para BH,só que houve um problema e não viajei, hj estou em BH e preciso retorna para Rio, o que tenho que fazer para emitir outro bilhete para BH para Rio? Posso usar essa passagem que nao foi usada?

  19. pontoalto disse:

    Marília,
    Você precisa ter o número do bilhete que você não utilizou na data correta e apresentá-lo para fazer a reemissão e ter direito a reutilizá-lo.
    Feito isso, caso haja disponibilidade no vôo para o seu embarque, você deverá pagar a multa de reemissão de bilhete e se for o caso, multa de diferença de classe tarifária. Esses custos variam de acordo com a companhia aérea.

    Um abraço e boa viagem!
    Luciane

  20. Marcia disse:

    Estou pesquisando passagens de Sao Paulo para Bogota, Colombia. Percebo que o valor da taxa de embarque altera muito, chega a uma diferença de 100%, de 200 e poucos reais até 400 e poucos reais. Como isso é possivel se os aeroprtos são os mesmos? O que muda é o preço da passagem, passagem mais barata, taxa de embarque absurdamente cara. Isso é legal?

  21. Marcia disse:

    Desculpe, as passagens que mencionei no comentario anterior sao de Bogota-Miami. Mesma companhia aerea, mesma agencia, mesmo trecho. Só muda a data e o preco da passagem. Por que taxas de embarque diferentes?

  22. Idayane disse:

    Boa tarde , , Eu fiz uma compra de uma passagem de ida e volta , campina grande – salvador . Nas seguintes datas : ida : 16 de fevereiro
    Volta : 27 de fevereiro. Gostaria de saber se tinha como mudar a data da minha ida , de 16 de fevereiro para 19 de fevereiro. Como é uma mudança pequena e estou avisando com 3 semanas de antecedencia , queria saber se tem alguma multa , e como faço pra modificar a data , eu comprei pelo site http://www.decolar.com . Obrigada !

  23. pontoalto disse:

    Idayane,
    Toda mudança de data em passagem aérea já emitida gera multa.
    Sugiro que você entre em contato com a Decolar para efetuar as mudanças de datas e eles te informarão o valor da multa por essa alteração de data.

    Grata
    Luciane

  24. pontoalto disse:

    Márcia,
    Desde meados de 2009, as taxas de segurança que antes eram separadas das taxas de embarque, hoje são cobradas juntas.
    Na realidade o que acontece é o seguinte: as taxas de segurança variam de acordo com a companhia aérea utilizada, por isso existem diferentes taxas entre mesmos aeroportos de mesmas cidades, por exemplo: o passageiro pode voar de SP para MIAMI pela AA e pagar uma taxa X e o passageiro que voa de SP para MIA pela TAM paga Y, isso em função da taxa de segurança que está embutida no valor da taxa de embarque ser menor/maior para cada companhia aérea.
    Espero que tenha ajudado na sua dúvida!

    Um abraço
    Luciane

  25. Jose Mirton disse:

    Li todos comentários e cheguei a uma conclusão. No passado agente criticava as empresas de ônibus que não dava chance de remarcação de passagens e hoje a coisa inverteu.

    É uma sacanagem o que as empresas Aéreas estão fazendo.

  26. Aline disse:

    Boa tarde, fiz uma compra de passagem para a Bélgica (KLM/Air France), on line. Coloquei somente meu nome e último sobrenome, não coloquei o sobrenome do meio. Contudo, no passaporte constam os dois sobrenomes. Terei problema para embarcar.
    Obrigada

  27. pontoalto disse:

    Aline
    Pode ficar tranquila que você procedeu da forma correta.
    Sempre quando emitimos um bilhete o correto é informar o 1º e o último nome.
    Boa viagem!

    Luciane

  28. Márcio disse:

    Boa noite!!

    Comprei umas passagens para minhas filhas e minha Esposa no dia 23/12/11 para viajar no dia 31/12/11….. chegando no aeroporto (Surpresa) o nome da minha esposa estava errado!!! não conseguiu embarcar…. tive que cancelar as passagens!!!! Preenchi todas as papeladas da cia aerea (ex: endereço,agencia,conta etc,etc e etc) passados os 30 dias nada do dinheiro entrar na minha conta!!! entrei em contato com cia e não tinha nada agendado!!! a moça alegou que a loja ta propria cia aerea não passou nada!!! o que devo fazer???? e tem mais agora eles querem que eu mando os documentos das minhas filhas e minha esposa faça uma carta de proprio punho solicitadando o deposito na minha conta.

  29. pontoalto disse:

    Márcio,
    Primeiramente, você errou ao não ver a grafia do nome correto da sua esposa e com isso ela não foi autorizada a embarcar.
    Ok, ônus resolvido, você preencheu toda a documentação necessária para solicitar o reembolso das passagens aéreas e devem ter passado pra você um número de protocolo para essa abertura de solicitação de reembolso.
    Mediante isso, apresente esse número junto a companhia aérea e peça para eles resolverem o problema, pois o seu problema maior, você já resolveu, que foi o não embarque da sua esposa, agora, trata-se de um problema burocrático que a companhia aérea tem que resolver.
    Caso eles continuem criando problema, sugiro que você abra um processo junto ao Procon.
    E lembre-se: as companhias aéreas tem prazo de até 60 dias para efetuar o reembolso dependendo da classe voada.

    Um abraço e boa sorte!
    Luciane

  30. johnny disse:

    olá…
    estou em portugal ,tenho uma passagem de volta para o brasil marcada p daki uns 15 dias,qro permanecer no país mais um mes,oq devo fazer?
    obrigado

  31. pontoalto disse:

    Johnny,
    Sugiro que você entre em contato com a companhia aérea e remarque o seu bilhete.
    Você pagará multa por essa remarcação.

    Um abraço
    Luciane

  32. Mary Jesus disse:

    Bom dia

    Quero comprar pela internet uma passagem São Paulo/Belém pela Gol só de ida. Lá a companhia oferece a passagem no valor de R$ 382,00. Ao tentar finalizar a compra percebo que ela está me cobrando mais R$ 20,66 de taxa de embarque R$ 49,66 de encargos de emissão, e a passagem pula para R$ 452,32. O que seriam estes encargos de emissão? Há uma maneira de comprar a passagem só com a taxa de bagagem?
    Muito obrigada.

  33. pontoalto disse:

    Maria,
    Toda passagem aérea incide a taxa de embarque que varia de aeroporto para aeroporto.
    Só pra você ter idéia, as taxas de embarque dos vôos nacionais que partem de Guarulhos estão em R$ 41,32, bem acima do valor que você está informando.
    A única forma de você não pagar os R$ 20,66 seria comprar a passagem diretamente em uma loja física da GOL, assim eles não teriam como cobrar de você essa taxa de emissão.

    Um abraço
    Luciane

  34. Nalva disse:

    Como é feito o reembolso do valor da passagem quando no ato da compra por exemplo o valor total foi dividido em 10x de 59,00 reais no cartão de credito?

  35. pontoalto disse:

    Nalva,
    O reemboso sempre é efetuado da mesma forma em que a compra foi feita, ou seja, se foi à vista, reembolso a vista, se foi parcelado no cartão, o reembolso também será parcelado no cartão.

    Luciane

  36. Patrícia disse:

    Comprei uma passagem aerea internacional pela arke pra amsterdam ida e volta, porem agora recebi um email com a informacao que eles trocaram minha passagem aérea pra um dia de antecedencia sem a minha permissao. A agencia de viagem me informou que quando eu quero viajar na data programada no ticket eu preciso pagar minha hospedagem em belo horizonte pois vou precisar dormir uma noite lá. Gostaria de saber quais meus direitos nessa situacao. Desde já obrigada pelos esclarecimentos.

    Patrícia

  37. pontoalto disse:

    Patrícia,
    O ideal é que você verifique junto a agência de viagem que você comprou o bilhete, quais as regras do bilhete comprado (contrato), pois lá deverá estar descrito se esse bilhete possue restrições.
    Se não estiver no contrato essas restrições, a companhia aérea não pode alterar a data do seu embarque.

    Grata
    Luciane

  38. Horacio Carvalho disse:

    Comprei uma passagem aérea para minha neta, utilizando as milhas do programa VICTORIA MILES da TAP.
    Me cobraram uma taxa adicional de 100,00 Euros além das taxas de embarque (classe economica).
    Me informaram que foi o Governo do Brasil que instituiu essa taxa para as passagens aqduiridas com milhas.
    Isso está certo?

  39. pontoalto disse:

    Horacio, boa tarde!
    Eu desconheço essa informação, até porquê o governo não tem nenhuma responsabilidade sobre os programas de milhagens das diversas companhias aéreas.

    Luciane

  40. Marcelo Neves disse:

    Boa tarde. Comprei uma passagem com o nome de Rivaldo Navarro Neto, porém o nome completo da pessoa é Rivaldo Navarro de Oliveira Neto. Teremos problemas no embarque???

  41. Simone disse:

    Por favor, fiz a compra das passagens com a data errada.
    Mesmo sendo com 8 meses de antecedencia dad data de partida e algumas horas depois da compra, eles tem direito de cobrar multa?? Existe algum argumento que eu possa utilizar, pois ja fechei hotel e carro tbém.
    Obrigada.

  42. pontoalto disse:

    Simone,
    Se o bilhete já estiver emitido você terá que pagar multa pela alteração da data da emissão.
    Se o bilhete só estiver reservado, ai sim, você pode alterar sem custo nenhum.

    Grata
    Luciane

  43. pontoalto disse:

    Marcelo,
    O nome do passageiro que consta no bilhete de embarque é sempre feito da seguinte forma: primeiro e último nome.
    Os nomes do “meio” não são necessários, portanto, nessa situação, você não terá problemas no embarque.

    Luciane

  44. João Ximenes disse:

    Fiz uma compra de passagem internacional pelo telefone junto a uma agência de viagens e quando recebi o ETicket percebi que faltava uma letra no meio do nome do meio (claramente um erro de digitação e praticamenteo ninguem percebe). A agência me garante que não terei problema, pq basta o primeiro e último nome corretos.

    Li o contrato de transporte da empresa aérea, nele só consta que o passageiro de ser identificado de maneira satisfatória (em outro trecho diz plenamente). O SAC da companhia disse q ñ pode garantir o embarque e que recomenda a remarcação da passagem (o q seria muito lucrativo pra eles). O problema é q vou com minha namorada, e ao fazer isso corro o risco de ñ ter vaga no mesm voo. Ou seja, um prejuízo dobrado.

    Ano passado fiz viagens internacionais usando apenas meu primeiro nome e meu sobrenome do meio em 2 companhias aéreas diferentes e ñ tive problema.

    Será que a falta de uma letra em um item não obrigatório pode me causar problemas?

    Fico muito agradecido por uma resposta e parabenizo o ótimo blog.

  45. pontoalto disse:

    João,
    Fico feliz por você gostar dos comentários postados aqui no blog.
    Respondendo a sua pergunta, realmente o que vale no embarque é o primeiro e o último nome do passageiro. O nome do meio não faz a menor diferença, portanto se o primeiro e o último nome estão corretos, você não terá problemas para embarcar.
    Boa viagem!!
    Um abraço,
    Luciane

  46. marcia disse:

    fiz uma compra de passagem, porém em vez de colocar o ultimo nome, coloquei o do meio, posso ter algum problema.
    obgª

  47. pontoalto disse:

    Marcia,
    Você terá problemas sim. Sugiro que entre em contato com a companhia aérea e peça maiores esclarecimentos, pois acredito que você deverá ter que reemitir o bilhete.

    Luciane

  48. Marcelo Pereira de Souza disse:

    Olá, boa tarde. Fiquei com uma dúvida após compra de um bilhete pela TAM. Meu nome completo é Marcelo Pereira de Souza, emiti o bilhete com o nome Souza/Marcelo Pereira. Está correto??? Embarcarei sem problemas???

    Muito útil este blog!!!

  49. pontoalto disse:

    Marcelo,
    Pode ficar tranquilo que a emissão está correta e você vai embarcar sem problemas.
    Que bom que gostou do blog!!

    Um abraço
    Luciane

  50. Wiliam disse:

    A agência pela qual adquiri o pacote para Paris cobra 300 dólares de “Taxa de embarque”. O que está incluso nessa tarifa? A taxa está muito elevada?

Deixe um comentário