15 Dicas Sobre Passagem Aérea

Veja aqui 15 informações úteis e dicas sobre passagem aérea nacional ou internacional.

1- Tome muito cuidado ao comprar a passagem aérea pelo site da cia aérea. Muitas delas têm oferecido um seguro de viagem, que se o consumidor não prestar bastante atenção, paga por ele sem perceber. Desmarque a opção sim para comprar o seguro de viagem, a não ser que você realmente queira o seguro.

2- Todo cuidado é pouco ao informar o nome do passageiro. Por padrão, você deve colocar apenas o primeiro e o

último nome de quem vai viajar. Preste atenção para que nenhuma letra saia errada, porque isto pode causar problemas na hora do embarque. Saiba ainda que não é permitida a troca de nome do passageiro após a compra da passagem.

3- O bilhete aéreo de papel está praticamente sumindo do mercado. No seu lugar entrou o e-ticket, também conhecido por tíquete eletrônico, que nada mais é que a confirmação da compra, que você recebe no seu e-mail quando da compra da passagem aérea. Basta imprimi-lo e levá-lo no dia da viagem.

4- Quase todas as companhias aéreas oferecem a possibilidade de marcar o seu assento no voo, no momento da compra da passagem aérea. Fique atento a isso após a confirmação do pagamento, no site da companhia aérea. Caso não exista esta opção no site, basta ligar na central de atendimento da empresa, informar o código da reserva e solicitar a marcação do assento, conforme o seu desejo. Os assentos localizados em saída de emergência só poderão ser marcados no balcão de embarque do aeroporto.

5- A passagem aérea, em voo nacional, para a criança de colo de até 2 anos só pode custar até 10% da tarifa paga pelo adulto. Vale lembrar, porém, que esta não terá direito a assento no avião. Caso seja necessário, solicite um berço na cia aérea com antecedência ao dia da viagem.

6- Em caso de reembolso da passagem aérea, a companhia aérea tem o prazo máximo de 30 dias, a contar da data da solicitação, para lhe devolver o valor pago, descontado de eventuais taxas cobradas por ela, de acordo com a tarifa paga pelo passageiro.

7- Caso vá voar por uma empresa aérea que ofereça programa de fidelidade, cadastre-se no programa da empresa antes de comprar sua passagem pelo site, pois, este número será requisitado no momento da compra, para que as milhas ou créditos sejam computados após o voo. Se você já tiver cadastro, tenha a mão sempre o número anotado.

8- Jamais compre uma passagem aérea sem antes consultar as regras para o caso de troca de data ou horário, cancelamento ou mesmo pedido de reembolso. Quanto mais barata a tarifa paga, mais dinheiro você perderá caso seja necessário fazer alguma mudança na passagem.

9- Toda passagem aérea tem validade de 1 ano, a contar da data da sua emissão. Este prazo é útil no caso de você solicitar à cia aérea que deseja ficar com o crédito do bilhete não utilizado, para usar depois em uma nova viagem.

10- A companhia aérea tem o dever de informar o passageiro em tempo hábil, qualquer mudança no voo comprado e previamente agendado, tal como troca de horário, mudança de rota, cancelamento, etc.

11- Por via de regra, as melhores tarifas acabam sempre primeiro. Por isso, quem compra com antecedência normalmente paga menos. Promoções geralmente não acontecem na alta temporada, em períodos como férias escolares e feriados prolongados.

12- A taxa de embarque é obrigatória e nunca está inclusa no valor da tarifa informada pela companhia aérea. Ela será cobrada no momento da compra da passagem aérea no site da empresa. Estas taxas variam conforme a categoria do aeroporto de partida do voo, por lógica, os aeroportos melhor classificados têm taxas maiores.

13- Ao comprar passagem aérea em uma agência de viagem, verifique se esta não cobra uma taxa extra pelo serviço. Muitas agências de viagem têm adotado esta medida por causa da diminuição ou extinção da comissão paga pelas companhias aéreas. Mas atenção, não é a taxa de embarque, que esta é obrigatória mesmo.

14- Sempre que você não tiver bagagem para despachar, isto é, tiver apenas bagagem de mão, faça seu check-in pela internet, no site da companhia aérea. Você ganha tempo, não pega fila e segue direto para a sala de embarque do aeroporto. Mas atenção, lembre-se de imprimir o cartão de embarque e levá-lo consigo no dia da viagem. O check-in pela internet também pode ser feito por quem tem bagagem para despachar, porém, isso não impede que você tenha que pegar fila para despachar a bagagem.

15- As cias aéreas costumam oferecer tarifas diferentes para um mesmo voo. São as chamadas categorias de tarifas. Quem paga a tarifa mais cara tem algumas vantagens como embarque prioritário, pontuação maior no programa de fidelidade, não cobrança de taxas para troca de datas, horários, etc. Quem só compra tarifa promocional, deve se atentar para as taxas cobradas e as regras definidas pela companhia aérea, como por exemplo a não pontuação no programa de fidelidade da empresa.

576 comentários para “15 Dicas Sobre Passagem Aérea”

  1. Thais disse:

    Boa tarde!

    Fiz a compra de passagens aérea pela TAP, no momento da compra apenas informei o meu nome (Thais) e último sobrenome (de M…..). Porém no meu passaporte consta os meus dois sobrenomes (M….. de M….). Terei problemas para embarcar? Devo pedir a TAP a inclusão desse sobrenome do meio?

    Obrigada!

  2. Luma disse:

    Comprei uma passagem aérea do brasil para os EUA. no passaporte o primeiro nome é Gustavo Henrique Bastos Nacif e o ultimo nome é Freire. Na hora de comprar a passagem no campo do primeiro nome só cabiam 28 caracteres e como a recomendação contida no site era colocar o nome identico ao passaporte… abreviei os nomes do meio. Então na passagem o primeiro nome ficou : Gustavo henrique B N e o último nome dicou Freire. Terei algum problema para embarcar ?

  3. Larissa Silva disse:

    Olá, meu nome completo é Larissa Silva dos Santos, qual o sobrenome devo usar no campo ” Ultimo sobrenome ” : dos Santos ou Santos?

  4. pretendo ir a paris com minha esposa é a 1 vez que viajo olhei o valor das passagens e encontrei a mais barata no site submarino.vou sair de guarlhos quero saber quais taxa tenho que pagar alem da passagem . porque não quero ter nenhuma surpresa . me ajude por favor sou marinheiro de 1 viagem

  5. pontoalto disse:

    Joaquim
    As taxas obrigatórias são as taxas de embarque.

    Boa viagem!
    Luciane

  6. pontoalto disse:

    Larissa
    O correto é você usar “Dos Santos”.

    Boa viagem!
    Luciane

  7. pontoalto disse:

    Luma
    Você não terá problemas no embarque.

    Boa viagem!
    Luciane

  8. pontoalto disse:

    Thais
    Você não terá problemas para embarcar.

    Boa viagem!
    Luciane

  9. pontoalto disse:

    Silviane
    Você não terá problemas no embarque.

    Boa viagem!
    Luciane

  10. fernando santin disse:

    olá comprei três passagens para Mlão pela Swiss, mas o nome de um dos passageiros eu coloquei nome de solteira, ex: Maria Souza da Silva, mas os documentos dela inclusive o passaporte esta com nome de casada ex: Maria Souza da Silva de Oliveira, o ticket que recebi no email consta Maria/ Silva, é possível fazer a inclusão do sobrenome de casada?

  11. pontoalto disse:

    Fernando
    Você terá problemas no embarque.
    Entre em contato com a Swiss e explique o ocorrido.
    Não acredito que você consiga uma reemissão de bilhete sem custo, mas vale a tentativa.

    Boa sorte!
    Luciane

  12. Nelson disse:

    Olá, fiz uma compra (via smiles) de um bilhete DTW – GRU operando Delta, nome e sobrenome foram inseridos de forma correta: Nome: Nelson Sobrenome: Scalla Junior. No entanto, foi emitido da seguinte forma.. JUNIOR/NELSON (sem o sobrenome). Fica o seguinte questionamento: Tal problema é passível de resolução? Inclusão do nome em falta. Obrigado.

  13. pontoalto disse:

    Nelson
    Se o sobrenome foi inserido corretamente, não haverá problemas de embarque, pois o que pode ter ocorrido é que a grafia na impressão do e-ticket saiu somente o último sobrenome (Júnior) e o primeiro nome (Nelson).

    Boa viagem!
    Luciane

  14. Orlando disse:

    gossiped@petals.counting” rel=”nofollow”>.…

    спс за инфу!…

  15. gerard disse:

    doggedly@seaton.interact” rel=”nofollow”>.…

    сэнкс за инфу….

  16. arturo disse:

    confirmation@emerged.accomplishing” rel=”nofollow”>.…

    благодарствую!…

  17. Antonio disse:

    Boa tarde.Comprei passagem pelo programa smiles voo para Paris, meu nome é Antonio Souza Filho,na reserva aparece Nome Antonio sobrenome Filho.
    Sera que terei problema para embarcar?

    Obrigado pela resposta.

  18. pontoalto disse:

    Antonio,
    O seu e-ticket deveria ser emitido como SOUZA FILHO/ANTONIO.
    Se você ao preencher os dados para a emissão, preencheu da forma acima descrita e saiu impresso no e-ticket somente FILHO/ANTONIO, você não terá problemas no embarque, pois no sistema a grafia do seu nome está completa e correta; agora se você ao preencher os dados do e-ticket colocou somente FILHO/ANTONIO, sugiro que você contate a companhia aérea para fazer a retificação.

    Boa sorte e espero ter ajudado!
    Um abraço
    Luciane

  19. Antonio disse:

    Luciene,

    Tenho um print-screen da tela do smiles,e tambem a confirmação do pagamento com nome completo,so no e-ticket que esta diferente.

    Obrigado.

  20. Jamie disse:

    populaire@vocalists.discharged” rel=”nofollow”>.…

    спасибо….

  21. gerard disse:

    yo@treece.thorn” rel=”nofollow”>.…

    спасибо….

  22. Ricardo disse:

    Comprei 8 passagens em maio de Rib Preto para o Rio de Janeiro para embarque em outubro pela Tam. Parcelei em 6x mas ja estamos no fim de Agosto e ainda não foi cobrada nenhuma parcela no meu cartão de crédito. Ja liguei na Tam e eles disseram que está tudo certo e o cartão disse que o pagto está aprovado e a empresa tem 180 dias para emitir a cobrança. Gostaria de saber se isso é normal e se não corro o risco de cancelarem minhas passagens

  23. pontoalto disse:

    Ricardo
    Acho muito estranho tudo isso, porquê quando você efetua uma compra diretamente pelo site da TAM, o valor já é debitado do seu cartão de crédito.
    O que eu sugiro, é que solicite à TAM um documento por escrito dizendo que o pagamento foi efetuado, assim, você estará protegido para qualquer contratempo que possa ocorrer.

    Boa sorte!
    Luciane

  24. Jimmie disse:

    coursing@monitoring.additional” rel=”nofollow”>.…

    thank you!!…

  25. dave disse:

    property@anesthetic.desirable” rel=”nofollow”>.…

    tnx for info!!…

  26. timothy disse:

    rudyard@sreserve.stirring” rel=”nofollow”>.…

    благодарствую!…

Deixe um comentário