15 Dicas Sobre Passagem Aérea

Veja aqui 15 informações úteis e dicas sobre passagem aérea nacional ou internacional.

1- Tome muito cuidado ao comprar a passagem aérea pelo site da cia aérea. Muitas delas têm oferecido um seguro de viagem, que se o consumidor não prestar bastante atenção, paga por ele sem perceber. Desmarque a opção sim para comprar o seguro de viagem, a não ser que você realmente queira o seguro.

2- Todo cuidado é pouco ao informar o nome do passageiro. Por padrão, você deve colocar apenas o primeiro e o

último nome de quem vai viajar. Preste atenção para que nenhuma letra saia errada, porque isto pode causar problemas na hora do embarque. Saiba ainda que não é permitida a troca de nome do passageiro após a compra da passagem.

3- O bilhete aéreo de papel está praticamente sumindo do mercado. No seu lugar entrou o e-ticket, também conhecido por tíquete eletrônico, que nada mais é que a confirmação da compra, que você recebe no seu e-mail quando da compra da passagem aérea. Basta imprimi-lo e levá-lo no dia da viagem.

4- Quase todas as companhias aéreas oferecem a possibilidade de marcar o seu assento no voo, no momento da compra da passagem aérea. Fique atento a isso após a confirmação do pagamento, no site da companhia aérea. Caso não exista esta opção no site, basta ligar na central de atendimento da empresa, informar o código da reserva e solicitar a marcação do assento, conforme o seu desejo. Os assentos localizados em saída de emergência só poderão ser marcados no balcão de embarque do aeroporto.

5- A passagem aérea, em voo nacional, para a criança de colo de até 2 anos só pode custar até 10% da tarifa paga pelo adulto. Vale lembrar, porém, que esta não terá direito a assento no avião. Caso seja necessário, solicite um berço na cia aérea com antecedência ao dia da viagem.

6- Em caso de reembolso da passagem aérea, a companhia aérea tem o prazo máximo de 30 dias, a contar da data da solicitação, para lhe devolver o valor pago, descontado de eventuais taxas cobradas por ela, de acordo com a tarifa paga pelo passageiro.

7- Caso vá voar por uma empresa aérea que ofereça programa de fidelidade, cadastre-se no programa da empresa antes de comprar sua passagem pelo site, pois, este número será requisitado no momento da compra, para que as milhas ou créditos sejam computados após o voo. Se você já tiver cadastro, tenha a mão sempre o número anotado.

8- Jamais compre uma passagem aérea sem antes consultar as regras para o caso de troca de data ou horário, cancelamento ou mesmo pedido de reembolso. Quanto mais barata a tarifa paga, mais dinheiro você perderá caso seja necessário fazer alguma mudança na passagem.

9- Toda passagem aérea tem validade de 1 ano, a contar da data da sua emissão. Este prazo é útil no caso de você solicitar à cia aérea que deseja ficar com o crédito do bilhete não utilizado, para usar depois em uma nova viagem.

10- A companhia aérea tem o dever de informar o passageiro em tempo hábil, qualquer mudança no voo comprado e previamente agendado, tal como troca de horário, mudança de rota, cancelamento, etc.

11- Por via de regra, as melhores tarifas acabam sempre primeiro. Por isso, quem compra com antecedência normalmente paga menos. Promoções geralmente não acontecem na alta temporada, em períodos como férias escolares e feriados prolongados.

12- A taxa de embarque é obrigatória e nunca está inclusa no valor da tarifa informada pela companhia aérea. Ela será cobrada no momento da compra da passagem aérea no site da empresa. Estas taxas variam conforme a categoria do aeroporto de partida do voo, por lógica, os aeroportos melhor classificados têm taxas maiores.

13- Ao comprar passagem aérea em uma agência de viagem, verifique se esta não cobra uma taxa extra pelo serviço. Muitas agências de viagem têm adotado esta medida por causa da diminuição ou extinção da comissão paga pelas companhias aéreas. Mas atenção, não é a taxa de embarque, que esta é obrigatória mesmo.

14- Sempre que você não tiver bagagem para despachar, isto é, tiver apenas bagagem de mão, faça seu check-in pela internet, no site da companhia aérea. Você ganha tempo, não pega fila e segue direto para a sala de embarque do aeroporto. Mas atenção, lembre-se de imprimir o cartão de embarque e levá-lo consigo no dia da viagem. O check-in pela internet também pode ser feito por quem tem bagagem para despachar, porém, isso não impede que você tenha que pegar fila para despachar a bagagem.

15- As cias aéreas costumam oferecer tarifas diferentes para um mesmo voo. São as chamadas categorias de tarifas. Quem paga a tarifa mais cara tem algumas vantagens como embarque prioritário, pontuação maior no programa de fidelidade, não cobrança de taxas para troca de datas, horários, etc. Quem só compra tarifa promocional, deve se atentar para as taxas cobradas e as regras definidas pela companhia aérea, como por exemplo a não pontuação no programa de fidelidade da empresa.

517 comentários para “15 Dicas Sobre Passagem Aérea”

  1. Reiner disse:

    Boa noite,

    Comprei uma passagem pela air europa de Londres para Santa Cruz (Bolivia) para a minha mae. Ao inves de perguntar a ela como estava no passaporte eu comprei colocando o nome assim:
    Nome: Joceli do Rocio
    Nome do Meio: Cunha Fascolin
    Sobrenome: Weihermann

    Porém depois ela me indicou que no passaporte dela está assim:
    Nome: Joceli do Rocio
    Sobrenome: Cunha Fascolin Weihermann

    No passaporte nao tem nome do meio. Ela vai ter algum problema para embarcar?

    Obrigado

  2. pontoalto disse:

    Reiner
    No passaporte realmente não existe menção ao “nome do meio”.
    Pode ficar tranquilo, que você informou o nome completo (e com a grafia exatamente como consta no passaporte) da sua mãe na compra da passagem e em função disso, ela embarcará sem nenhum problema.

    Boa viagem!
    Luciane

  3. pontoalto disse:

    Gian
    Se você tivesse informado somente o primeiro e o último nome, não teria problema algum no embarque, porém, o nome completo do passageiro foi informado e informado errado.
    Infelizmente, você terá problemas no embarque. Entre em contato com a Ibéria e peça maiores esclarecimentos quanto a reemissão do bilhete.

    Boa sorte!
    Luciane

  4. Nívia Lucas disse:

    Prezados,

    Tenho um bilhete que vence em junho/2014 (retorno para Itália), mas não poderei retornar nesta data. A TAP normalmente deixa como crédito para outro bilhete que eu for comprar? Ou tenho que pagar todas as multas? Posso prorrogar por mais um ano?

    Antecipo meus agradecimentos.

    Nívia Lucas

  5. pontoalto disse:

    Nivia
    O que você tem que fazer é entrar em contato com a TAP pra ver se a tarifa que você pagou referente ao seu bilhete pode ser prorrogada por mais um ano (eu acredito que não seja possível essa prorrogação).
    Em caso positivo, verifique junto a TAP quais as multas cabíveis para essa remarcação.

    Boa sorte!
    Luciane

  6. maria clara disse:

    Gostaria de saber se quando compro passagens aéreas em sites internacionais, que não usam o real como moeda, é incidido sobre o valor algum imposto aditivo. Preciso saber logo! Obrigada desde já.

  7. Paloma disse:

    Comprei 2 passagem da aviação GOL pela internet.. Recebi um email com a confirmação de compra de passagem.. É esse documento que devo apresentar na hora do check-in, para receber o bilhete definitivo?
    Desde já, Obrigada

  8. Jonaina Amanda disse:

    Comprei uma passagem aérea ano passado para viajar em julho de 2013. Por motivo de força maior nao podemos viajar e remarcamos para novembro , so q a minha mãe que 8ria junto nao pode ir. Ficando assim em aberto a passagem dela. Mes passado liguei pra pedir informações e nem um momento a pessoa q me atendeu informou q venceria o prazo de reembolso em Março. Hj liguei e me informaram q expirou o prazo e que nao podem me reembolsar isso é certo? Eles ficam com todo o dinheiro? Estou arrasada. E nao sei o que fazer. Se puder me ajudar eu agradeco.

  9. pontoalto disse:

    Jonaina
    Os bilhetes aéreos tem prazo de validade geralmente de 01 (um) ano após a data da emissão.
    Se a sua passagem dentro desse período não foi utilizada, você infelizmente perdeu o bilhete.
    O que você deveria ter feito, era verificar as regras tarifárias da emissão do seu bilhete no ato da compra.

    Boa sorte!
    Luciane

  10. pontoalto disse:

    Paloma
    O documento que você tem que apresentar no balcão da GOl para efetuar o check-in é o localizador (LOC) do seu bilhete aéreo.
    Solicite a GOL o seu código de reserva.

    Boa viagem!
    Luciane

  11. pontoalto disse:

    Maria Clara
    Se a compra for efetuada com cartão de crédito, incidirá o valor do IOF, ou seja 6,38%.

    Luciane

  12. NEIVA disse:

    COMPREI UMA PASSAGEM NA CVC SABADO DIA 05/04/2014 E HJ É DIA 10/04/2014 E AINDA NAO RECEBI O E-TICKET TA CERTO ISSO.

  13. pontoalto disse:

    Neiva
    Você tem que entrar em contato com a CVC pra verificar porquê a demora na entrega do seu e-ticket.

    Boa sorte!
    Luciane

  14. DIOGO ALVES DE LIMA disse:

    ola tenho duvidas
    como coloco meu nome na passagem tenho medo de pede a passagem
    meu nome é diogo alves de lima como fica na passagem ? !

  15. Andressa disse:

    Olá, comprei uma passagem para os EUA pelo decolar e no local de colocar o sobrenome não cabia o meu sobrenome todo pois tenho 3 sobrenomes, eu abreviei o penúltimo sobrenome. Nesse caso vou ter problema para embarcar?

  16. pontoalto disse:

    Andressa
    Você tem que verificar como foi emitido o seu eticket.
    Para os EUA, é necessário que o nome do passageiro seja emitido exatamente igual ao passaporte.
    Na dúvida, contate o Decolar, pois ele é o indicado para resolver qualquer tipo de problema relacionado à sua viagem.

    Boa sorte!
    Luciane

  17. pontoalto disse:

    Diogo
    Você deverá colocar como 1º nome Diogo e como último nome Alves de Lima.
    Se tiver a opção de colocar o nome do meio, coloque Alves e nesse caso, como último nome De Lima.

    Luciane

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